Ville de Montagne
Ville de Montagne

Comunicados

Confira: Reunião com a Administração Regional do JB

A articulação com os órgãos do Governo não parou! Em mais uma reunião virtual, a Diretoria Executiva do Ville de Montagne alinhou com a Administração Regional do JB,todas as suas demandas e também as enviadas pelos moradores.

O encontro foi solicitado pela própria Administração com o objetivo de coletar as principais demandas dos moradores da região. Encontros virtuais semelhantes ao realizado com a Amorville também deverão contemplar os demais condomínios do Jardim Botânico.

Participaram da reunião com a Diretoria da Amorville: Adenildo Barreiro, Diretor de Articulação da Administração do JB e Ana Carolina Leal, Assessora de Comunicação da Administração Regional do Jardim Botânico.

Em pauta, os pleitos unânimes tanto dos moradores quanto dos gestores são: a duplicação da DF-001; uma solução de mobilidade para o “trevo” do comércio da quadra 03 do Solar de Brasília que dá acesso aos condomínios Ville de Montagne, Quintas do Sol, Mansões Itaipu,etc e a abertura da via de acesso à QI 27.

Sobre a duplicação da DF-001 e uma solução ao trevo da comercial, já existem projetos de mobilidade para região, mas também foi apresentada à Administração a proposta enviada à Amorville pelo morador Cristiano Lacorte.

A Presidente da Amorville Maria José Pessoa teve acesso ao projeto do DER que prevê a separação das saídas dos condomínios nesta região, com a reestruturação do trevo ou a criação de uma nova via. Maria José e o vice Marcelo Arêas propuseram também que, posteriormente seja feito o paisagismo desta região em parceria com o Ville de Montagne, Solar de Brasília e a Novacap.

De acordo com a Assessoria de comunicação da Administração regional, a licitação para a duplicação da DF-001 deve sair em breve. Já existem projetos de soluções viárias para o trevo da comercial, mas também foi apresentado para a Administração Regional, a proposta enviada pelo morador Cristiano Lacorte.

Com relação à implementação do Parque Bernardo Sayão e a abertura da via de acesso à QI 27, Maria José Pessoa, sinaliza que já existe uma decisão liminar para que seja executada a implantação do parque na região.

Segurança - A diretoria solicitou a realização com mais frequência do aceiro do sítio arqueológico, também conhecido como “Ville 2”, como uma das medidas a serem adotadas como prevenção aos furtos e invasões que ocorrem no condomínio. Também foi sugerida à Secretaria de Segurança a criação de um batalhão próximo à chácara que permeia os cercamentos da quadra 09 do condomínio.

Regularização - A Amorville expôs a necessidade de auxílio para articular juntamente ao IBRAM, TERRACAP, SEDUH e demais órgãos responsáveis pelo processo de regularização do condomínio. Com edital publicado em 2017, são três anos de entraves, entre eles a obtenção da carta do Habite-se de Regularização.

O tipo de Habite-se destinado aos lotes do Ville de Montagne, é especificamente o Habite-se de Regularização, baseado no artigo 153 do Código de Obras, diferente do Habite-se destinado à novas construções.

A Amorville já solicitou a prorrogação da apresentação da carta (relembre aqui) e expôs os motivos em reunião com a Administração Regional. Para dar fim à confusão gerada, o Vice-Presidente da Amorville, Marcelo Arêas sugeriu a realização de uma reunião conjunta com os órgãos envolvidos no processo de obtenção do Habite-se de Regularização, além da Terracap para que seja sejam esclarecidos todos os trâmites, pendências, estudos, entre outros procedimentos necessários para se resolver os entraves da regularização do Ville de Montagne.

Taxa de Concessão de Uso - A insegurança jurídica do pagamento da Taxa de Concessão de uso, aflige tanto moradores quanto a Diretoria. Uma das preocupações apresentadas é a demora para que se possa adquirir o lote, pois a cada 12 meses há uma atualização do valor cobrado desta taxa.

A reunião conjunta que a Amorville deseja realizar também deve abordar como tema a regulamentação dos muros e portarias, que precisa de mais esclarecimentos. “Essa questão influencia inclusive no planejamento urbanístico do condomínio, que foi feito sem considerar os muros já existentes, só que o condomínio pretende tanto os cercamentos quanto o controle de acesso” explica Marcelo Arêas.

O problema com a poligonal que exclui alguns lotes do Ville de Montagne também foi relatado à Assessoria de comunicação da Administração Regional, que se disponibilizou a auxiliar a Amorville na articulação da reunião conjunta e nos demais pleitos apresentados.

Coleta de Lixo Itinerante e combate à Dengue - O Diretor Administrativo Ricardo Pessoa e a Presidente Maria José Pessoa, solicitaram pontos de coleta de lixo eletrônico e de vidro próximos aos condomínio. Como ação de combate à Dengue foi solicitada novamente a passagem do fumacê no Ville e a coleta dos itens inservíveis, como entulhos, móveis e eletrodomésticos quebrados.

Campanha de Vacinação dos animais na entrada do Ville - Para facilitar e aumentar a adesão à campanha de vacinação dos animais de estimação, a diretoria solicitou e se colocou à disposição para ceder um espaço para a realização da campanha de imunização dos PETs.

Publicado em 23/10/2020

Quadra 01 Área Especial S/N, Lago Sul
CEP: 71680-357

Image