Erosão na Quadra 25: Amorville Aciona Defesa Civil/DF, Terracap e Ibram

Caros Associados

Diante da erosão de grande proporção na quadra 25, agravada pelas chuvas, a Amorville acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do DF, Ibram e Terracap para que sejam tomadas ações imediatas de mitigação com o objetivo de assegurar a integridade de nossos associados.

Conforme parecer da Defesa Civil, durante vistoria realizada no dia 19/12/2022, a erosão está localizada em Área de Proteção Ambiental (APA), pertencente à Terracap, e solicitou que a mesma seja acionada para as ações de recuperação necessárias. Diante da extensão do desbarrancamento, a Defesa Civil do DF recomenda que a área erodida permaneça isolada e que seja coibido o trânsito de veiculos pesados.

Para isso, a Amorville solicitou que o caminhão da Coleta Seletiva não estacione próximo ao local da erosão. Os resíduos serão coletados normalmente pelos profissionais da Cooperativa de Reciclagem e a Administração continuará monitorando a integridade da via.

O Jurídico da Amorville notificou administrativamente a Terracap, Ibram e a Defesa Civil solicitando urgência nas ações de recuperação da área. A Defesa Civil também deverá ser informada sobre a evolução do cenário de risco.

» Clique e acesse o parecer da Defesa Civil

» Clique e acesse a notificação do Jurídico

Por se tratar de uma situação emergencial, a Amorville buscou mais informações e orientações junto à Defesa Civil para a redução de riscos aos Associados enquanto aguardamos um posicionamento da Terracap e do Ibram.

Conforme orientação recebida pela Diretoria Executiva, assim que as chuvas diminuírem, a Amorville realizará a contenção da erosão, com a instalação de uma camada de lona abaixo dos bloquetes nesta área. A medida é um paliativo emergencial para reduzir a evolução da erosão.

Para relembrar

No dia 14/12/2022 os diretores administrativo e de meio ambiente, José Antônio da Silva Jr e Rodrigo Paranhos, acompanharam os técnicos da Ambiental do Brasil (empresa contratada pela Terracap) nas áreas mais sensíveis do condomínio e em processo de degradação, como a cachoeira, alguns lotes e a erosão na quadra 25.

A Ambiental do Brasil será responsável pela elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além do Programa de Educação Ambiental (PEA) em nossa comunidade. Nesta vistoria, a Amorville também solicitou urgência nas ações de recuperação e de mitigação dos pontos de erosão existentes no condomínio.

O trabalho que será realizado pela Ambiental do Brasil, não irá atrasar o processo de regularização, sendo fundamental para as obras de infraestrutura de drenagem pluvial do condomínio, entre outras ações necessárias para este processo.

Publicado em 27/12/2022